Observatório da USP completa 30 anos de Divulgação Científica

Fundado em 1986, o observatório da USP em São Carlos permanece divulgando astronomia com enorme variedade de atividades para a comunidade

 O Setor de Astronomia do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) foi inaugurado no dia 10 de abril de 1986, ano da passagem do Cometa Halley. Essa facilidade astronômica é mais conhecida na cidade como observatório. A sua atividade principal consiste em divulgar Astronomia à comunidade e corresponde à ampliação das atividades do CDCC em Biologia, Computação, Física, Matemática e Química.

A criação do observatório foi iniciativa do antigo Instituto de Física e Química de São Carlos, durante as gestões dos diretores Milton Ferreira e Roberto Leal Lobo e Silva e da antiga Coordenadoria de Divulgação Científica e Cultural, coordenada pelo Dietrich Schiel. Eles conseguiram convencer a direção do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (USP) em ceder o Telescópio Refrator Grubb 204/3000 de montagem equatorial alemã para ser instalado em São Carlos. As instalações físicas iniciais do Setor de Astronomia contaram com o apoio de verbas da USP, do CNPq e das indústrias de São Carlos.

Observatório Astronômico Dietrich Schiel (FOTO: Leonardo Marco) Observatório Astronômico Dietrich Schiel (FOTO: Leonardo Marco)
Observatório Astronômico Dietrich Schiel (FOTO: Leonardo Marco)

O físico Jorge Hönel trabalha como físico no local desde sua fundação e contou que o observatório foi uma ideia do antigo (CDCC), que fazia parte do Instituto de Física e Química de São Carlos. “Essa coordenadoria tinha vários setores de atuação como informática, física, biologia e resolveram incluir mais um leque de atividades nesse conjunto. Então a opção escolhida foi astronomia porque os diretores e coordenadores  souberam que existia um telescópio sem uso na sede original do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, em São Paulo. Foi então que pediram que cedesse-o. ”

Atualmente, o observatório oferece diversas atividades para a comunidade, como por exemplo, visitas noturnas realizadas às sextas-feiras, aos sábados e domingos e ainda aos finais de semana ocorrem palestras e observação solar, além de cursos regulares e mini-cursos ministrados pela entidade. “Aos sábados nós temos uma palestra às 21h que é a nossa sessão astronômica. Aos domingos, às 20h, nós temos o cine observatório e todo segundo e último domingo temos observação solar segura, sem perigo para os que estejam aqui dentro. Ministramos cursos, um é regular e de longa data que é de treinamento para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica e diversos mini-cursos de introdução à astronomia e aprofundamento” disse Hönel, que ainda relatou a presença de atividades em eventos importantes, como por exemplo, os eclipses.

O observatório completou 30 anos de existência e planeja melhorias para o futuro.

 

Anúncios

Uma consideração sobre “Observatório da USP completa 30 anos de Divulgação Científica”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s